Cases

Cases

Projetos bem-sucedidos!

mirandaqui

Mirandaqui - Portal de Classificados e Anúncios Locais


Miranda é uma cidade bicentenária do Estado de Mato Grosso do Sul, que conta com cerca de 25.000 habitantes, e tem como sua atividade econômica principal o ecoturismo e pesca em fazendas e rios da região, assim como um comércio local que atende os produtores rurais do Pantanal Sul.

Mas não estamos aqui para falar tanto da cidade, e sim do projeto MirandAqui, o maior portal de negócios da cidade

DESAFIO

Em 2013, os empreendedores e moradores de Miranda, Carol e Edir, procuraram a Gestão Ativa para desenvolver um site de classificados para o município. 

A ideia foi apostar num modelo de negócios bem conhecido e já estabelecido, onde foi criado um guia de empresas organizado por categoria, notícias, agenda de eventos da cidade de Miranda, espaço para vagas de emprego, e conteúdo de humor e horóscopo. Um portal de conteúdo completo, relevantes para a cidade.

A monetização do negócio viria através da venda de anúncios classificados e empresas em destaque no guia.

SOLUÇÃO

Com o site pronto, utilizando a plataforma GACMS, o primeiro passo da dupla de empreendedores foi cadastrar conteúdo. Correram atrás de mapear todos os negócios da cidade, visitando um a um, e fazendo um cadastro completo e de qualidade de cada empresa. Aproveitando o momento da visita, já conheceram cada negócio, e foram identificando necessidades.

Durante estas visitas, perceberam que vários negócios precisavam de visibilidade para suas marcas, produtos e serviços, e o MirandAqui evoluiu de um portal de conteúdo para uma agência de publicidade, onde passou a prestar serviços de arte e criação para as necessidades dos negócios locais.

Além disso, os empreendedores identificaram que a cidade de Miranda possuía uma alta penetração de Facebook, onde de seus 25.000 habitantes, quase 7.000 possuíam um perfil na rede social (quase um terço da população), e criaram a Fan Page do Mirandaqui. Nesta página, não só conseguiram atrair visitantes para aumentar o tráfego do portal, como também utilizaram a rede para gerar interação entre os moradores da cidade, mas também lançaram um serviço de divulgação de ofertas, com o mesmo formato de atuação de um site de compra coletiva.

Portal de Conteúdo, Agência de Publicidade, e Comunidade de Compra Coletiva, o MirandAqui conseguiu mudar a visão dos empresários da cidade quanto aos benefícios da internet, e passaram a oferecer o serviço de criação de sites para estes negócios locais. 

RESULTADOS

Em seus primeiros 9 meses de operação, o site conta com mais de 7.500 visitantes únicos, que gastam quase 4 minutos em cada visita ao site.

Na Fanpage, são quase 2.000 fãs captados através de um trabalho de mídia online segmentada, o que representa quase 30% dos usuários de Facebook da cidade, o que gera um alcance de praticamente a cidade inteira, tendo o site se tornado o principal canal de divulgação de eventos e ofertas locais.

Mesmo que 95% dos visitantes sejam do estado de Mato Grosso do Sul, o portal tem visitas regulares dos Estados Unidos, India e Russia, que, através da ferramenta do Google Tradutor, conseguem acessar o conteúdo do site, e entrar em contato com os comerciantes, planejando viagens online.

O negócio já passou a gerar saldo positivo no seu segundo mês após o lançamento, e o payback do desenvolvimento do portal foi de 6 meses.

Hoje o site possui mais de 6 posições de anúncios, todas com fila de espera para ganhar a atenção dos visitantes diários do site. Os anúncios também são replicados no Facebook, dando mais visibilidade à marca ou oferta do cliente do portal.

A Gestão Ativa incentiva o empreendedorismo, principalmente quando os empreendedores colocam a mão-na-massa para fazer o negócio acontecer.

Hoje o MirandAqui está em constante crescimento e desenvolvimento de novas funcionalidades, com um excelente horizonte de crescimento pela frente!





Quero ser um case da GA